Santo Rosário

O SANTO ROSÁRIO DA VIRGEM MARIA

Antes de aprender a rezar o Santo Rosário, para melhor rezá-lo, é recomendável a leitura das matérias O Poder do Santo Rosário e A Importância da Devoção do Rosário.   

 osantorosario_img_56

COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO

PERSIGNAÇÃO

Inicia-se fazendo a Persignação: Benzer-se, fazendo com o dedo polegar da mão direita uma cruz na testa, outra na boca e outra no peito:

Pelo sinal † da Santa Cruz,

livrai-nos Deus, † Nosso Senhor,

dos nossos † inimigos.

Em nome do Pai,

do Filho †

e do Espírito Santo. Amém.

PEQUENO EXORCISMO

Oração a São Miguel Arcanjo: São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio, instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Poder de Deus, lançai no Inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amém.

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós Quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno, e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, no mesmo Espírito, conheçamos o que é reto, e gozemos sempre de Suas preciosas consolações. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

“Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa Amadíssima Esposa.” (3X) (Oração que Nossa Senhora nos ensinou em sua Mensagem de 7-8-81, na Festa de Pentecostes, ao Padre Stefano Gobbi, do Movimento Sacerdotal Mariano.)

OFERECIMENTO E INTENÇÕES

Podes oferecer o Rosário nas intenções que quiseres – e o mais recomendável é oferecer em honra de Nossa Senhora do Rosário, ou dos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria, ou do Preciosíssimo Sangue de Jesus, ou das Santas Chagas de Jesus Cristo, ou de um Santo de tua preferência; pedindo uma graça especial, ou duas, ou mais. Podes pedir por outras pessoas, como a caridade manda; pelo Papa, pelos bispos e sacerdotes; em sufrágio e libertação às almas do Purgatório; conversão e salvação de alguém. Enfim, podes pedir nas intenções que quiseres. E caso queira oferecer pelo próximo, mas não sabes quem mais precisa de orações para oferecer as tuas, podes oferecer nas intenções dos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria, ou nas intenções do Papa. Tente fazer uma oração de pedido e oferecimento com o coração, conforme o Espírito Santo te inspirar.

Segue um exemplo de Oferecimento do Rosário: Ó Virgem Maria, Mãe do meu Jesus, minha Senhora e também minha Mãe, eu vos ofereço esse Rosário (ou: esse Terço; ou: essas dezenas de vosso Santo Rosário) em vossa honra, ó Santíssima Rainha do Santo Rosário, e também em honra do vosso Doloroso e Imaculado Coração e do Sagrado Coração do teu querido Filho Jesus. Eu vos suplico, ó Mãe minha terníssima: aceitai esse Rosário com bondade – mesmo que seja rezado por esse(a) pobre pecador(a); pois tu és Mãe de Misericórdia e não podeis desamparar a ninguém; mesmo os mais desgraçados e desamparados, tu sempre tens consolado e ajudado. E ainda vos peço: aceitai esse Rosário e abrasai-o com a chama de caridade do vosso dulcíssimo Coração antes de oferecer ao Sagrado Coração do teu Jesus. Ó meu doce Jesus, ó Sagrado Coração! Ó minha doce Mãe Maria, ó Imaculado Coração! Peço-vos: …. (faça os pedidos) … e também vos ofereço nas intenções desses vossos sacratíssimos e amabilíssimos Corações que são unidos na dor e no amor. Amém.

CREDO APOSTÓLICO

Segurando o pequeno Crucifixo (1) reze o Credo (Símbolo dos Apóstolos):

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

HOMENAGEM À SANTÍSSIMA TRINDADE

Em homenagem à Santíssima Trindade reza-se um Pai-Nosso (2), três Ave-Marias (3) e um Glória ao Pai (4); a primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

Pai-Nosso que estais no Céu santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

REZANDO E MEDITANDO OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

Deve-se anunciar o Mistério que será meditado (podemos meditar nos Textos Bíblicos ou em uma matéria formulada), quando duas ou mais pessoas estiverem rezando juntas. Caso seja só uma pessoa, pode-se apenas dizer em pensamento. Exemplo: No Primeiro Mistério contemplamos a Anunciação do Anjo Gabriel a Virgem Maria… Em seguida pode-se ler a passagem da Bíblia e/ou pequeno comentário, ou apenas meditar por alguns segundos antes de começar a rezar o Pai-Nosso.

Primeiro Mistério (5)

Se diz: “No Primeiro Mistério contemplamos … (anunciar o mistério)”.

Segurando a primeira conta, reze 1 Pai-Nosso.

Em seguida (6), dedilhando as bolinhas da dezena, reze uma Ave-Maria para cada bolinha, totalizando 10 Ave-Marias.

Após as 10 Ave-Marias (7), reze 1 Glória ao Pai e a Jaculatória de Fátima Ó meu Jesus:

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Depois de rezar a Oração de Fátima “Ó meu Jesus”, podemos rezar outras Jaculatórias (opcional).

Em seguida comece o próximo Mistério…

Segundo Mistério:

No Segundo Mistério contemplamos (anunciar o Mistério). Pai-Nosso… 10 Ave-Marias… Glória ao Pai… Ó meu Jesus…

Terceiro Mistério:

No Terceiro Mistério contemplamos (anunciar o Mistério). Pai-Nosso… 10 Ave-Marias… Glória ao Pai… Ó meu Jesus…

Quarto Mistério:

No Quarto Mistério contemplamos (anunciar o Mistério). Pai-Nosso… 10 Ave-Marias… Glória ao Pai… Ó meu Jesus…

Quinto Mistério:

No Quinto Mistério contemplamos (anunciar o Mistério). Pai-Nosso… 10 Ave-Marias… Glória ao Pai… Ó meu Jesus…

(Pode-se rezar apenas 5 Mistérios [5 dezenas], o que tradicionalmente é chamado de Terço. Caso queira rezar o Rosário completo, rezar e meditar nos 20 Mistérios.)

ORAÇÕES FINAIS

Após o último Mistério, outras Louváveis Orações citadas a seguir podem ser rezadas (opcional).

Lembrai-vos (São Bernardo): “Lembrai-vos, ó purísssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Assim seja”.

Maria passa na frente: “Maria passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos; abrindo portas e portões; abrindo casas e corações. A Mãe vai na frente e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa na frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance, tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranqüilizando os corações.Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições. Tira teus filhos da perdição. Maria, tu és Mãe e também a porteira; vai abrindo o coração das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa na frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado por ti depois de ter te invocado e pedido a tua proteção. Só tu, com o poder de teu Filho, podes resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém”.

Oração a São José: “A vós, São José, recorremos em nossa tribulação, e depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Pelo laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente suplicamos: lançai um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu Sangue, e socorrei-nos em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda providente da divina família, a raça eleita de Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também, defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente, e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém”.

Oração pelas famílias: “Oh Deus, de quem procede toda paternidade no Céu e na terra. Pai, que és Amor e Vida. Faz que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Vosso Filho Jesus Cristo, que nasceu de uma Mulher, e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade Divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre renovam. Faz que Vossa Graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para sua humanidade e seu crescimento na verdade e no amor. Faz que o amor, reafirmado pela graça do Sacramento do Matrimônio, se revele mais forte que qualquer crise, pelas quais, ás vezes, passam nossas famílias. Faz, finalmente, Vos pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja em todas as nações da terra, possa cumprir, frutiferamente, sua missão na família e por meio da família. Vós, que Sois a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

AGRADECIMENTO

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos, misericordiosos, a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria!

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus; para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

CONSAGRAÇÕES

Consagração a Nossa Senhora

Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima; eu Vos ofereço o meu coração, a fim de que o torneis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu Vos ofereço a minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e de bondade, de pureza e verdade. Eu Vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus. Eu vos ofereço meu trabalho, minhas dores, meus sofrimentos, minhas angústias, minhas tribulações e minhas lágrimas, no meu presente e meu futuro, para serem apresentadas por Vós ao Vosso Divino Filho, para purificação da minha vida. Mãe Compassiva, eu me refugio em Vosso Coração Imaculado, para acalmar as dolorosas palpitações de minhas tentações, de minha aridez, de minha indiferença e das minhas negligências. Escutai-me, ó Mãe, guiai-me, sustentai-me e defendei-me, contra todos os perigos da alma e do corpo, agora e por toda a eternidade. Amém.

Outras fórmulas de Consagração também podem ser escolhidas para serem rezadas (opcional).

Terminando o Terço ou o Rosário, pode rezar-se a LADAINHA DE NOSSA SENHORA OU LADAINHA LAURETANA.

FINAL

Faça um Sinal da Cruz:

Em nome do Pai, †

e do Filho, †

e do Espírito Santo. †

Amém.

Em outros momentos oportunos, também recomendamos a leitura das Cartas Encíclicas de Sua Santidade Papa Leão XIII, sobre o Rosário de Nossa SenhoraLaetitiae Sanctae e Fidentem Piumque Animum.

Deixe um comentário